Em seus passos, que faria jesus? Sábado 05/02 19:30 na Igreja Batista do Parque Dez

Conheça o site do Filme Nos seus passos, o que faria Jesus?

Cimarron

Boiadeiro por excelência

O "Cimarrón Uruguayo" também conhecido como Cimarrón Del Uruguay, Perro Criolo ou Perro Gaúcho, é a única raça de origem uruguaia reconhecida internacionalmente.

Sua origem é bastante controversa e ao mesmo tempo curiosa. O Cimarron (que significa qualquer planta ou animal que tenha sido domesticado e voltado ao seu estado ‘selvagem’) é o resultado de acasalamentos entre os cães trazidos pelos espanhóis e portugueses na época da colonização especialmente os molossos e cães de caça. que foram abandonados pelos europeus e começaram a se reproduzir e refugiaram-se nas matas do país. Logo se produziu uma enorme quantidade de cães que retornaram ao seu estado selvagem (pré-domesticação).

Sua bravura e valentia no entanto, já eram bem conhecidos no final do século XVIII, quando na época das guerras pela Independência, o General José Gervásio Artigas os imortalizou, com a frase: "Quando ficar sem homens, lutarei com cães cimarrones!"

No entanto, no final do século XVIII, a economia principal da região era a exploração bovina e o descontrole populacional era tão acentuado, que o próprio governo do país incentivou a população a exterminá-los, procurando assim reduzir os problemas como os ataques das matilhas aos rebanhos da região.

Apesar da campanha contra os cães, alguns fazendeiros logo perceberam que poderiam utilizar as características do cão no trabalho de guarda de suas propriedades, no pastoreio e até mesmo na caça a grandes animais como porcos selvagens e javalis. Passaram então a capturar os cães e domesticá-los novamente. Com isso, não apenas salvaram os cães como também criaram nova raça a partir da seleção natural anteriormente realizada pelas áridas condições de sobrevivência a que foram expostos estes cães.

Apesar de sua origem ‘selvagem’, o Cimarron, é um cão de temperamento tranquilo e bastante criterioso na sua função de guarda. Não late em excesso, é bastante rústico em termos de problemas de saúde, e cuidados com a pelagem, que é curta e áspera.

Destaca-se não apenas na habilidade de guarda, mas também na condução dos rebanhos.

Fora do território Uruguaio e do sul do Brasil, a raça ainda é praticamente desconhecida, sendo que atualmente muitos espécimes estão sendo enviados a criadores de outros países com o objetivo de divulgar a raça já reconhecida pela FCI - Fédération Cynologique Internationale.

O Cimarron Uruguaio é um cão de tamanho mediano, forte, compacto, com boa ossatura, musculoso e ágil. É um pouco mais longo que alto dando a impressão de um retângulo moderado. A altura na cernelha é igual à altura na garupa. O comprimento do focinho é ligeiramente mais curto que o do crânio.

Tamanho: de 56 a 63cm para machos e 53 a 61 cm para fêmeas.

Peso: 38 a 45 Kg para machos e 33 a 40 Kg para fêmeas.